quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O ESTADO DO RIO GRANDE NORTE REALIZA SEU XVI ENCONTRO NA CIDADE DE PARNAMIRIM, ARQUIDIOCESE DE NATAL

A Pastoral Carcerária do Estado do Rio Grande do Norte, realizou seu XVI Encontro Estadual, entre os dias 16 e 18 de setembro na Arquidiocese de Natal, no Convento das Filhas do Amor Divino em Emaús – Cidade de Parnamirim. A abertura foi realizada no Auditório da OAB, em Natal, com participação livre do público, com uma mesa redonda sobre o TEMA: A LEI DAS MEDIDAS CAUTELARES, APLICABILIDADE E VIABILIDADE, com a participação do Juiz Criminal  Dr. Ivanaldo Bezerra, do Promotor de Justiça, Dr. Fernando Batista Vasconcelos, do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dr. José Maria, da Representante do Fórum de Mulheres Maria das Graças Lucas e do Coordenador da Pastoral Carcerária do Estado, Geraldo Soares Wanderley. Tivemos, ainda, a presença da Ouvidora do Sistema Penitenciário, Drª Clécia, do Representante  da Assembléia Legislativa, José Oliveira Wanderley e  dos representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Dr. Marcos Dionizio e Dr. Francisco Canindé de França.
No dia 17, o encontro foi agraciado com a participação de um egresso do sistema penitenciário (dependente em recuperação), que contou sua experiência em 10 anos de prisão e hoje na realização de um trabalho voluntário em uma casa de recuperação e ainda, falou do seu projeto para construção de uma  casa para tratamento de dependentes químicos. Após foi realizado um debate com o Secretário de Justiça e Cidadania, Dr. Thiago Cortez, que veio contribuir com a pastoral com o Tema: Desafios e Propostas de Melhorias Para O Sistema Penitenciário. No final do debate propôs que fosse feito um documento com as propostas da pastoral e fosse enviado a ele para ver que providências tomar frente as dificuldades da pastoral para com o sistema, ficando à disposição quando fosse necessário sentar para debater problemas enfrentados nos trabalhos pastorais. Neste dia, contamos ainda, com as presenças do Coordenador da Pastoral Carcerária da Macro Região Nordeste, do Estado de Sergipe, Carlos Antonio Magalhães (Magal), que permaneceu até o final do evento  e do Coordenador do Setor de Pastorais Sociais da Arquidiocese, PE. Robério, que veio representando a Arquidiocese e trazer a mensagem de incentivo e apoio. O Senhor Carlos Antonio (Magal), falou sobre a proposta nacional de evangelização nas prisões, elaborada por uma equipe da Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária.  
O dia 18, iniciou com o Coordenador da Pastoral do Estado do rio Grande do Norte, Sr. Geraldo Soares Wanderley,  expondo sobre o  Projeto de Mediação de Conflitos que vem sendo desenvolvido na Diocese de Caicó, cujo tema é: Educar Para Promover Uma Cultura de Paz expondo também sobre as próximas etapas e atividades que serão desenvolvidas. Seguindo a Programação, Magal falou  da temática da comunicação, inter e extra equipes, como elemento importante para a divulgação do trabalho da pastoral e a ligação entre as equipes, para que se fale a mesma linguagem nos cárceres. Foram realizados trabalhos em grupos por Diocese para que fossem elaboradas propostas de ações a serem implementadas a nível local para otimização do trabalho da pastoral. Após, foram colocadas para votação na plenária para eleger as prioridades e elencar as que competiriam a todas as equipes do estado e as que seriam eleitas e implementadas localmente.  No final do encontro foram tirados outros encaminhamentos, dentre eles, elaboração de um documento para a governadora, solicitando uma vaga para a Pastoral Carcerária no Conselho Penitenciário do Estado, e ainda, marcar encontro com a Defensora Pública Geral do Estado, a pedido da mesma, para discutir a possibilidade de implementação do Programa Caminhando para a Liberdade.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário