quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Coordenador da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Norte Participa de Reunião do Fórum de Ouvidores
O Coordenador da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Norte, Geraldo Wanderley, encontra-se em Brasilia, onde participará da Reunião do Fórum de Ouvidores nestes dias 29 e 30 de setembro. A reunião tem como objetivo, discutir a situação da Politica de Segurança Pública no País , nos diversos Estados brasileiros e definir estratégias para a criação de novas ouvidorias de policia nos Estados aonde não existe. Na reunião também serão pensadas e definidas estratégias para o semestre e outros temas realcionados à segurança, e ainda, serão apresentados os novos ouvidores eleitos para este mandato.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
O ESTADO DO RIO GRANDE NORTE REALIZA SEU XVI ENCONTRO NA CIDADE DE PARNAMIRIM, ARQUIDIOCESE DE NATAL
A Pastoral Carcerária do Estado do Rio Grande do Norte, realizou seu XVI Encontro Estadual, entre os dias 16 e 18 de setembro na Arquidiocese de Natal, no Convento das Filhas do Amor Divino em Emaús – Cidade de Parnamirim. A abertura foi realizada no Auditório da OAB, em Natal, com participação livre do público, com uma mesa redonda sobre o TEMA: A LEI DAS MEDIDAS CAUTELARES, APLICABILIDADE E VIABILIDADE, com a participação do Juiz Criminal Dr. Ivanaldo Bezerra, do Promotor de Justiça, Dr. Fernando Batista Vasconcelos, do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dr. José Maria, da Representante do Fórum de Mulheres Maria das Graças Lucas e do Coordenador da Pastoral Carcerária do Estado, Geraldo Soares Wanderley. Tivemos, ainda, a presença da Ouvidora do Sistema Penitenciário, Drª Clécia, do Representante da Assembléia Legislativa, José Oliveira Wanderley e dos representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Dr. Marcos Dionizio e Dr. Francisco Canindé de França.
No dia 17, o encontro foi agraciado com a participação de um egresso do sistema penitenciário (dependente em recuperação), que contou sua experiência em 10 anos de prisão e hoje na realização de um trabalho voluntário em uma casa de recuperação e ainda, falou do seu projeto para construção de uma casa para tratamento de dependentes químicos. Após foi realizado um debate com o Secretário de Justiça e Cidadania, Dr. Thiago Cortez, que veio contribuir com a pastoral com o Tema: Desafios e Propostas de Melhorias Para O Sistema Penitenciário. No final do debate propôs que fosse feito um documento com as propostas da pastoral e fosse enviado a ele para ver que providências tomar frente as dificuldades da pastoral para com o sistema, ficando à disposição quando fosse necessário sentar para debater problemas enfrentados nos trabalhos pastorais. Neste dia, contamos ainda, com as presenças do Coordenador da Pastoral Carcerária da Macro Região Nordeste, do Estado de Sergipe, Carlos Antonio Magalhães (Magal), que permaneceu até o final do evento e do Coordenador do Setor de Pastorais Sociais da Arquidiocese, PE. Robério, que veio representando a Arquidiocese e trazer a mensagem de incentivo e apoio. O Senhor Carlos Antonio (Magal), falou sobre a proposta nacional de evangelização nas prisões, elaborada por uma equipe da Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária.
O dia 18, iniciou com o Coordenador da Pastoral do Estado do rio Grande do Norte, Sr. Geraldo Soares Wanderley, expondo sobre o Projeto de Mediação de Conflitos que vem sendo desenvolvido na Diocese de Caicó, cujo tema é: Educar Para Promover Uma Cultura de Paz expondo também sobre as próximas etapas e atividades que serão desenvolvidas. Seguindo a Programação, Magal falou da temática da comunicação, inter e extra equipes, como elemento importante para a divulgação do trabalho da pastoral e a ligação entre as equipes, para que se fale a mesma linguagem nos cárceres. Foram realizados trabalhos em grupos por Diocese para que fossem elaboradas propostas de ações a serem implementadas a nível local para otimização do trabalho da pastoral. Após, foram colocadas para votação na plenária para eleger as prioridades e elencar as que competiriam a todas as equipes do estado e as que seriam eleitas e implementadas localmente. No final do encontro foram tirados outros encaminhamentos, dentre eles, elaboração de um documento para a governadora, solicitando uma vaga para a Pastoral Carcerária no Conselho Penitenciário do Estado, e ainda, marcar encontro com a Defensora Pública Geral do Estado, a pedido da mesma, para discutir a possibilidade de implementação do Programa Caminhando para a Liberdade.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Pastoral Carcerária realiza Seminário sobre o Tema: Acolhimento, Trabalho em Rede e Projetos Institucionais: Construindo a Intersetorialidade nas Políticas Públicas em Nove Cidades do Seridó
A Diocese de Caicó/Cáritas Diocesana e Pastoral Carcerária, através do Projeto Educar Para Promover Uma Cultura de Paz, estará realizando um seminário para discutir a intersetorialidade nas políticas públicas , com o objetivo de melhorar a integração das ações realizadas, numa perspectiva de atender melhor e oferecer mais atenção aos usuários destinatários de sua atuação, principalmente a população mais vulnerável, em situação de risco pessoal e social como crianças, jovens e idosos, visando produzir mais qualidade de vida e diminuição da violência e da exploração, tão presentes nos dias atuais e objeto de grandes desafios e preocupação para todos (as) os atores do poder publico e da sociedade, desaguando numa serie de conflitos, de conseqüências inquietadoras.
O seminário terá como palestrante Drª Emilia Firmino, pós graduada em psicologia clinica pela FUMEC-MG, Mestre em psicopatologia e psicanálise pela Universidade de Rennes 2 – França e terá como Tema: Acolhimento, Trabalho em Rede e Projetos Institucionais: Construindo a Intersetorialidade nas Políticas Públicas. Serão realizados em duas etapas, envolvendo as 09 Cidades do Projeto. No dia 10 de Outubro em Caicó envolvendo os Municípios de Jardim do Seridó, Jucurutu, Florânia e Cruzeta e no dia 11 de Outubro na Cidade de Parelhas envolvendo Acari, Currais Novos e Equador. Participarão deste, profissionais das Redes de: Assistência Social: Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, PETI, Bolsa Família, Pró Jovem, Saúde: UBSF, NASF, CAPS, Secretaria de saúde, Hospital, Maternidade, Educação as Escolas Envolvidas no Projeto e ainda, Representantes da sociedade civil.
XVI Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Norte
PASTORAL CARCERÁRIA
PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DO RIO GRANDE DO NORTE - CNBB
R: Otávio Lamartine, Sala 301, 2º Andar, Centro Comunitário Santana Centro - Caicó/RN
CEP: 59.300-000 - E-mail: pcarcerariarn@gmail.com
XVI ENCONTRO ESTADUAL DA PASTORAL CARCERÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DE 16 a 18 DE SETEMBRO DE 2011
PROGRAMAÇÃO:
Dia 16\09\11 (sexta-feira)
15:00 - Abertura Oficial – Auditório da OAB – Av. Junqueira Aires – Cidade Alta (próximo a Assembléia Legislativa
Tema: “A Lei das Medidas Cautelares, Aplicabilidade e Viabilidade no Atual Sistema de Justiça Criminal ( Lei 12.403/2011)
Composição da Mesa:
- Dr. Ivanaldo Bezerra P. dos Santos – Juiz da 8ª Vara Criminal
- Dr. Fernando Batista Vasconcelos – Promotor de justiça
- Drª Claúdia Queiroz – Defensora Pública
- Dr. Thiago Cortês – Secretário da Secretaria de Justiça e Cidadania
- Dr. Paulo Eduardo Teixeira - Presidente da OAB
- Representante da Pastoral Carcerária
18:30 – Jantar
19:30 – Acolhida\oração
21:00 – recolhimento .
Dia 17\09\11 (sábado)
07:00 – Café
08:00 – Oração
. 08:30 – Vídeo
09:00 – Tema: Sistema Penitenciário do RN, Desafios e Propostas de Melhoria
Mesa: Dr. Thiago Cortês, Secretário de Justiça e Pastoral Carcerária .
10:00 – Lanche
10:30 – Retorno e debate sobre os desafios apontados
12:00 – Almoço
13:30 – A Pastoral Carcerária, catequese\evangelização e novas formas de atuação.
17:30 – Encerramento do dia
Dia 18\09\11 (Domingo)
07:00 – Café
08:00 – Definir estratégias para melhorar a atuação da Pastoral Carcerária nas Dioceses
11:00 – Encaminhamentos finais \ avaliação
12:00 – Encerramento e Almoço
Assinar:
Postagens (Atom)